3500

Cinco mil jovens em ação contra a solidão de idosos no Reino Unido

O propósito é nobre, e a meta é audaciosa. Uma campanha nascida em Manchester quer tomar todo o Reino Unido e engajar mais de cinco mil jovens na luta contra a solidão que afeta idosos. O afeto e o tempo doados valem mais do que o botton da campanha: ao visitar os idosos, os jovens fazem abrir sorrisos e também ganham em auto-estima.

A iniciativa, que passa a valer a partir desta segunda, 18, é de organizações não governamentais, mas o governo tem razões de sobra para se preocupar com a solidão recorrente entre pessoas mais velhas. Segundo a instituição de caridade Age UK, há pelo menos 1,2 milhões de pessoas idosas cronicamente solitárias em todo o Reino Unido. Uma epidemia que tende a piorar conforme a população britânica envelhece.

Se a solidão pode ser devastadora em seus efeitos físicos e psicológicos, especialmente para os mais velhos, o afago pode ter efeito animador sobre o sistema imunológico. E é essa a aposta da campanha. No rol de tarefas a serem compartilhadas entre jovens e velhos estão jogos de cartas, oficinas de artesanato, costura, tricô, contação de histórias e muitas sessões de conversa.

Na pequena Manchester, o projeto tem especial valor por conta da tragédia que abalou a cidade no mês de maio, quando uma explosão deixou 22 mortos após show da cantora Ariana Grande. Envolver a meninada em projetos similares é uma maneira de também ajudá-los a lidar com sequelas deixadas pelo atentado.

Para os idosos, é uma oportunidade de receber afeto de pequenos que bem poderiam ser seus netos. Não é pouco para quem está em situação de abandono, dizem os organizadores, que também asseguram que aos jovens, na outra ponta, é reservada boa dose de bem estar pelo envolvimento com a causa.

Fonte: O Globo

dolceviverehome

Other posts

Leave a Reply