Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia dá dicas
01 – CUIDE DA PRESSÃO ARTERIAL
A hipertensão arterial pode levar a insuficiência renal, insuficiência cardíaca, derrame cerebral, ataque cardíaco e acelera a arteriosclerose.
02 – EVITE A OBESIDADE
Mantenha-se no peso ideal.
03 – NÃO FUMAR
O fumo se relaciona com o câncer no pulmão, enfisema pulmonar, úlceras, impotência sexual, ataque cardíaco, gangrena nas pernas, hipertensão arterial e suas conseqüências.
04 – FAÇA EXERCÍCIOS AERÓBICOS tipo caminhadas (passos rápidos), entre 30 minutos a 1 hora por dia. Haverá melhora do condicionamento cardio-respiratório. Haverá melhora também na produtividade, libido, tônus muscular, memória, tensão e ansiedade, qualidade do sono, fadiga… Dá mais energia, etc. “A saúde do idoso está nos pés”.
05 – PRATICAR ESPORTES é muito salutar, porém como lazer, sem competir.
06 – PROCURE ELIMINAR AS TENSÕES E “STRESS”
Organize melhor sua vida, aprenda a fugir de “problemas”- discipline-se para não se enervar com coisas pequenas – Quando diante de problemas inevitáveis, lembre-se que poderiam ser maiores, “tire-os de letra”, seja alegre e tolerante, ignore os ignorantes, divida responsabilidades, não seja apressado, seja um otimista, tenha amor próprio.
07 – CONTROLE AS GORDURAS SANGÜÍNEAS
Lipoproteínas, colesterol e triglicerídeos fora dos limites normais, predispõe a arteriosclerose e suas conseqüências, (infarto, derrames cerebrais, etc.) não seja um “esclerosado”. Declare “guerra” ao excesso de triglicerídeos e colesterol.
08 – FAÇA INGESTÃO ADEQUADA DE VITAMINAS
Através de boa alimentação e suplementações, evite exageros e “mega-doses”, doses excessivas dão problemas na certa.
Exemplos: o excesso de vitamina A provoca danos ao fígado, dores de cabeça e borramento da visão; o excesso de vitamina D causa distúrbios musculares e cardíacos; doses altas de vitamina C podem precipitar a formação de cálculos renais. A dose alta e excessiva de qualquer vitamina sempre traz conseqüências danosas.
09 – Não se esqueça dos OLIGOELEMENTOS (cobre, zinco, manganês, selênio, etc.) que são vitais para o organismo; a suplementação nas doses corretas é importante.
10 – NUNCA tome medicamentos sem orientação médica, não repita receita médica por conta própria. Lembre-se que o uso abusivo ou inadequado de remédios é uma das grandes causas de mortalidade. Tome muito cuidado com “Remédios Novos” e “Novidades”.
Fonte: https://sbgg.org.br